quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Vera Cruz: paraíso na terra

ESTE ARTIGO DE OPINIÃO SAIU NO JORNAL QUOTIDIANO DE PONTA DELGADA, DIÁRIO DOS AÇORES, NO PASSADO DIA 2006.10.01

"(...) Continuo a acreditar que é possível mudar o mundo contribuindo com uma acção solidária. Às vezes duvido que seja possível: o mundo dos ladrões, facínoras e corruptos está forte e não tem escrúpulos. As máfias italiana, americana, colombiana, russa, turca, georgiana, chinesa e japonesa (...) É assustador como estão enraizadas, estruturadas, e são eficazes: corrompem tudo, políticos, polícias, banqueiros, juizes. Os Estados estão enfraquecidos, permeáveis, e nós, a sociedade civil, embora com vontade de alertar, de sensibilizar e de melhorar o sistema, estamos desorganizados e com poucos meios (...) "
(NOBRE, Fernando, Viagens contra a indiferença, 2004, Temas e Debates, Lisboa, p.124)
Hoje, cerca de 270 milhões de brasileiros decidem quem ocupará o Palácio do Planalto, ou seja, quem será o próximo presidente do Brasil. Lula da Silva, actual titular do cargo, e segundo as últimas sondagens, leva vantagem para voltar a vencer. Há quem diga que é mesmo na primeira volta...
Um dos maiores países do globo, o Brasil encerra em si maravilhas jamais encontradas noutros locais. Quando, em 1500, Pedro Álvares Cabral o descobriu, Portugal ficou com uma colónia que lhe deu muitas alegrias mas também alguns dissabores.
Hoje em dia, chamamos "nostros hermanos" aos nossos vizinhos espanhóis, mas perdoem-me porque acho que os brasileiros têm muito mais a ver connosco do que os nossos vizinhos. Sei que, na altura da colonização, cometemos actos hediondos contra os nativos para "expandir a fé cristã". Todavia, hoje, depois de muita riqueza ter vindo para o nosso país, creio que o saldo é francamente positivo tanto para os portugueses como para os brasileiros.
Quando se fala no Brasil o que se pensa? Praia, sol, Amazónia, Rio de Janeiro, São Paulo, escrete, mulheres bonitas, enfim - o paraíso na terra! E as pessoas? Costuma-se dizer que os EUA são um ‘melting pot’ civilizacional. O Brasil, pela sua extensão territorial e pela sua variedade etnográfica, é sim uma verdadeira caldeirada de brancos, africanos, índios e asiáticos vivendo numa harmonia (ou quase) assinalável. Tenho muitos amigos brasileiros e fico amargurado quando se generaliza os factos: não é por haver prostitutas brasileiras que todas as brasileiras o são. Também há prostitutas portuguesas e espanholas e de Leste, porque é que só as brasileiras são estigmatizadas?
Mas, infelizmente, há outro Brasil: o Brasil corrupto, criminoso, perigoso. A campanha eleitoral para a Presidência da República trouxe, mais uma vez, à tona a corrupção na política. Lula da Silva, alegadamente por ter corrompido, pode ver suspensa a sua elegibilidade se se provar os actos que em si recaem. O Brasil, apesar das suas economias paralelas, tem crescido muito ao ponto de ser apontado com umas das 10 economias mais poderosas do mundo. Controla o Mercosul (espécie de CEE na América do Sul) e está perfilado para pertencer, como membro assente, ao Conselho de Segurança da ONU.
Concluindo: não basta parecer, tem que se SER. E o Brasil tem, pelo seu multiculturalismo, um potencial imenso para se afirmar num mundo cada vez mais globalizado.

Sem comentários: