quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Uma grande ideia: o mundo unido

ESTE ARTIGO DE OPINIÃO SAIU NO JORNAL QUOTIDIANO DE PONTA DELGADA, DIÁRIO DOS AÇORES, NO PASSADO DIA 2006.10.22

Hoje termina a Semana Mundo Unido (SMU) 2006. Durante uma semana, os Jovens para Mundo Unido (JMU), em todo o mundo, promoveram a décima edição da SMU.
Quem são os JMU? São mais de 500.000 jovens de diferentes etnias, nacionalidades e culturas que pertencem ao Movimento dos Focolares, movimento fundado por Chiara Lubich. São jovens cristãos, hebreus, muçulmanos, budistas, hindus e também de convicções não religiosas, presentes em mais de 180 nações. Acreditam na possibilidade de um mundo mais unido, solidário, em que se respeite a identidade de cada um e empenham-se concretamente na sua realização. Neste sentido, promovem acções e iniciativas a nível local e mundial, intervêm com acções imediatas de ajuda a pessoas e populações em situações de emergência, como países em guerra ou vítimas de calamidades naturais.
Começaram, no passado domingo,15 de Outubro, as actividades da Semana Mundo Unido, iniciativa anual e mundial em que, durante uma semana, os JMU promovem várias acções, actividades desportivas, vigílias pela paz, serões culturais, debates... Vários outros eventos e iniciativas foram desenvolvidas em todo o mundo, este ano: de metrópoles como Nova York, Mumbai, Buenos Aires, Cidade do México, Nairobi, Kampala, Milão, Roma, Paris, Singapura, Melbourne, até pequenas cidades e vilas, estiveram mais uma vez interligados nos cinco continentes, numa rede planetária que torna visível um mundo mais unido. Poder-se-ão ouvir e partilhar algumas experiências, de modo especial sobre o diálogo entre as religiões, que leva à paz. Estarão em conferência, jovens do Líbano e de Belém na Cisjordânia, da Tailândia e de Singapura, e ainda da Nigéria e das Filipinas, num total de mais de 90 cidades, além de muitas outras que estarão em conexão dentro de cada país. O fim do período do Ramadão, que muitos dos JMU muçulmanos festejam, coincidirá com a SMU. Assim sendo, uma proposta foi feita aos JMU cristãos e de outras religiões: unir-se, sexta-feira 20 de outubro – a última sexta-feira do Ramadão – para um dia de jejum e oração (como aquele promovido por João Paulo II, no dia 14 de dezembro de 2001), como sinal do compromisso comum pela paz.
Em S. Miguel, os JMU, também, desenvolveram duas actividades durante a SMU: a primeira foi uma tarde desportiva no dia 15, no Bairro Santa Luzia, na Ribeira Grande, com todos os jovens que por lá passaram. Tive a oportunidade de lá estar e verifiquei que o desporto é uma maneira saudável de se aprofundar os laços de fraternidade, sem barreiras económicas, sociais ou mesmo sexistas. Outra actividade desenvolvia foi uma exposição fotográfica e audiovisual que esteve patente, durante os 7 dias da SMU, no Centro Comercial Parque Atlântico, em Ponta Delgada. Todos os cartazes, vídeos e agendas, com pensamentos para cada dia da semana, fez-me viver melhor, fez-me sonhar por um mundo diferente daquele que aparece todos os dias nas primeiras páginas dos jornais ou no abrir dos telejornais.
(Fonte: www.focolares.org.pt , www.mondounito.net )
Concluindo: A Semana Mundo Unido termina hoje com uma ligação telefónica entre as 90 cidades em todo o mundo, com os jovens que se encontram envolvidos, onde haverá troca de experiências sobre o diálogo interreligioso.

Sem comentários: