segunda-feira, 30 de abril de 2007

Jovens: baluarte da Fraternidade Universal

ESTE ARTIGO DE OPINIÃO SAIU NO JORNAL QUOTIDIANO DE PONTA DELGADA, DIÁRIO DOS AÇORES, NO PASSADO DIA 2007.04.29

Vivemos numa época na qual é necessário

que os jovens se formem

com uma mentalidade

que não seja apenas ocidental ou oriental,

mas com uma mentalidade “mundial”.

Os gen devem participar conscientemente

da gestão do mundo que virá.

Porque eles são chamados a levar a unidade a toda a terra,

aquela unidade que Cristo invocou ao Pai rezando

“Pai, que todos sejam um”.

Aquela unidade que dá à humanidade a mais alta dignidade:

a de sentir-se um único povo.

Chiara Lubich – 1972

O Movimento Juventude Nova (GEN) do Movimento dos Focolares (MdF) reúne jovens de várias classes sociais, empenhados em viver a Espiritualidade da Unidade. Estão ligados em rede, reúnem-se em pequenos grupos, as ‘unidades’, onde experimentam a força vital que brota da presença de Deus entre nós.

  • Os GEN contribuem para a construção dum mundo mais unido no qual todos se reconheçam como irmãos. Ou seja, contribuiu para a actuação do testamento de Cristo “que todos sejam um”. Para realizar os seus propósitos, os GEN confiam na força do amor evangélico – o amor que tende à reciprocidade e realiza a unidade – para que entre em todas as relações sociais, entre os povos, as culturas, as religiões. Comunicam este ideal nos seus ambientes, aos seus amigos, através de iniciativas e das mais variadas actividades, principalmente, através das experiências vividas no dia-a-dia. Assim como a luz passa através de um prisma, refracte-se nas sete cores do arco-íris, da mesma forma o amor pode exprimir-se em todos os aspectos da vida, iluminando-os e transformando-os.
  • Os GEN, respondendo ao apelo de Chiara Lubich: “Jovens do mundo inteiro uni-vos!”, assinalando, em 1967, o nascimento do Movimento GEN, suscitaram um movimento com um alcance ainda maior, do qual são os animadores: os “Jovens por um Mundo Unido”. Estão presentes em 182 países.
  • Escolas gen permanentes têm sua sede nas Mariápolis permanentes do Movimento dos Focolares: na Itália, na Suíça, na Alemanha, na República dos Camarões, na Argentina, no Brasil, nos Estados Unidos, nas Filipinas e em Portugal situa-se na Abrigada.
  • Os GEN compartilham com os jovens o objectivo de tornar o mundo mais unido. Para realizar este ideal, têm como ponto de partida o evangelho vivido; os que pertencem a outras religiões praticam a Regra de ouro: “Faça aos outros aquilo que gostarias fosse feito a ti”; os jovens que não professam nenhuma fé religiosa, partem da ideia da fraternidade universal.
  • Fragmentos de fraternidade – No mundo inteiro, os GEN promovem obras e actividades para rapazes da rua, os sem-terra, idosos abandonados, pessoas com deficiências físicas, presos, imigrantes, de acordo com as necessidades locais mais urgentes. Ao mesmo tempo, os GEN empenham-se em recolher fundos e realizar actividades de voluntariado a favor dos países que sofreram catástrofes como terramotos, inundações, guerras…
  • A Semana Mundo Unido é um encontro anual dos GEN. Realiza-se simultaneamente no mundo inteiro. Tem o objectivo de influenciar com as próprias ideias a opinião pública, envolvendo instituições civis e religiosas e os OCS.
  • Projecto África – no âmbito da Jornada Mundial da Juventude de 2000, durante o Genfest no estádio Flamínio (Roma), Chiara Lubich propõe aos gen e aos jovens o “Projecto África”.

(Fonte: www.focolare.org ; www.mondounito.net )

Concluindo: os jovens são os homens do amanhã. Temos que acreditar mais neles. Os GEN são jovens que vivem o ideal da Fraternidade Universal. Eu sou GEN. E também quero contribuir para melhorar este nosso mundo!

Sem comentários: