quarta-feira, 11 de abril de 2007

O significado da Páscoa

ESTE ARTIGO DE OPINIÃO SAIU NO JORNAL QUOTIDIANO DE PONTA DELGADA, DIÁRIO DOS AÇORES, NO PASSADO DIA 2007.04.08

ALELUIA! JESUS CRISTO RESSUSCITOU!

A Páscoa é a maior festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, o Seu corpo foi colocado num sepulcro, onde permaneceu até à Sua ressurreição. É o dia santo mais importante do calendário cristão.

A Páscoa (do hebraico Pessach, passagem) é o evento religioso cristão, de maior importância para a cristandade. Na Páscoa, os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo (Vitória sobre a morte) depois da Sua morte por crucificação que terá ocorrido nesta altura do ano de 33 d.C.

Segundo o Novo Testamento, Cristo é o sacrifício da Páscoa. Jesus Cristo, deste modo, é tido pelos cristãos como o Cordeiro de Deus que foi imolado para salvação e libertação de todos os homens do pecado. Para tal, Deus teria designado a Sua morte exactamente no dia da Páscoa judaica para criar o paralelo entre a aliança antiga, no sangue do cordeiro imolado, e a nova aliança, no sangue do próprio Jesus Cristo imolado.

De onde provêem os costumes desta festa cristã? Muitos costumes ligados ao período pascal provêem dos festivais pagãos da primavera. Outros nascem da celebração do Pessach, ou Passover – a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada durante 8 dias que comemora o êxodo dos judeus do Egipto durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. É um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

Os termos "Easter" (Ishart) e "Ostern" (em inglês e alemão, respectivamente) parecem não ter qualquer relação etimológica com o Pessach (Páscoa). As hipóteses mais aceitáveis relacionam os termos com Eostremonat, nome de um antigo mês germânico, ou de Eostre, uma deusa germânica relacionada com a primavera que era homenageada todos os anos, no mês de Eostremonat. É sugerido por alguns historiadores que muitos dos actuais símbolos ligados à Páscoa (especialmente os ovos de chocolate e o coelhinho da Páscoa) são resquícios culturais da festividade de primavera em honra de Eostre que, depois, foram assimilados às celebrações cristãs do Pessach, depois da cristianização dos pagãos germânicos. Contudo, já os persas, romanos, judeus e arménios tinham o hábito de oferecer e receber ovos coloridos nesta época.

A Páscoa cristã é celebrada (segundo o costume da Idade Média e da Europa) no primeiro domingo após a primeira Lua cheia da Primavera (no Hemisfério Sul, Outono): a data ocorre entre os dias 22 de Março e 25 de Abril.

Mais de 120 mil denominações cristãs, oficialmente reconhecidas pela ONU, representam mais de um terço da população mundial que celebram em alguma das suas muitas possíveis formas o périplo de três dias em que Jesus de Nazaré, filho de José e Maria, encerrou seu apostolado de 33 anos, relatado nos quatro evangelhos constantes na bíblia.

Fonte: www.wikiepdia.pt e Apontamentos Pessoais)

Concluindo: vivamos esta Páscoa, ressurreição de Cristo, com um novo modo de olhar para este mundo. Aleluia!

Sem comentários: