terça-feira, 17 de abril de 2007

OCS: um meio para a Fraternidade Universal

ESTE ARTIGO DE OPINIÃO SAIU NO JORNAL QUOTIDIANO DE PONTA DELGADA, DIÁRIO DOS AÇORES, NO PASSADO DIA 2007.04.15

A comunicação é vista em função da comunhão

Desde o início do Movimento dos Focolares.

Chiara Lubich escreveu na década de 50:

"O que é de um, deve ser comunicado aos outros,

de modo que a comunhão fraterna cresça.

E o Movimento dos Focolares permanecerá vivo como um corpo,

onde o sangue circula sempre".

Esta ideia de comunicação,

Aplicada à dimensão da humanidade,

Inspirará o compromisso dos agentes da OCS

que comungam o ideal de unidade dos Focolares.

A informação pela unidade

Actualmente, o forte impacto dos órgãos de comunicação social (OCS) é alvo de todos os olhares. Profissionais do cinema, da fotografia, do jornalismo, da informação e das novas tecnologias da informação, que vivem a espiritualidade da unidade, empenham-se para que os OCS sejam instrumentos positivos do crescimento do corpo social, de abertura e de comunhão dinâmica dentro da família humana, favorecendo a fraternidade universal.

Para difundir, à escala planetária, o ideal da unidade que inspira o Movimento dos Focolares (MdF), há alguns anos, em consonância com o desenvolvimento tecnológico, são empregues os mais variados meios de comunicação: da imprensa à internet, passando pelos satélites.

  • Difusão via satélite das manifestações internacionais – As mais importantes manifestações internacionais do MdF (Genfest, Familyfest, Supercongresso, do Movimento Juvenil pela Unidade), a partir de 1990, usufruíram da difusão via satélite, transmitida por muitas emissoras de televisão nacionais e locais.
  • Cidade Nova, revista de opinião – Está ao lado dos leitores para informar sobre os acontecimentos do globo, sobre o ecumenismo, a cultura, a arte e o espectáculo numa "perspectiva de unidade" e para fazer com que se conheça a espiritualidade e a experiência do MdF. Hoje são 37 edições, uma delas em Portugal da qual sou colaborador, publicadas em todo o mundo, em 22 línguas.
  • “Abba”, revista de formação teológico-cultural. É publicada bimestralmente.
  • Unidade e Carismas para o mundo das congregações religiosas.
  • Perspectivas de Comunhão, para o mundo sacerdotal.
  • Comunicação para a comunhão, uma experiência de 60 anos
  • O Centro Santa Chiara audiovisuais – Um serviço de documentação e actualidades com audiovisuais, teve a sua origem em 1954. Com o advento dos primeiros gravadores, começaram as gravações em áudio. Hoje existe uma cadeia de elaboração e produção em áudio e vídeo. O arquivo, cuidadosamente conservado, recolhe actualmente mais de 30 mil documentos multimédia, para aprofundar o conhecimento histórico, o desenvolvimento e a difusão do MdF e como suporte à formação dos seus membros.
  • Charisma Productions – Centro de produção de DVDs, com sede operacional na Inglaterra. Fundado em 2002, tem como finalidade, encontrar formas originais para transmitir o carisma da unidade com uma linguagem e um estilo populares, a fim de contribuir na realização da fraternidade da família humana.
  • Conferência telefónica mundial – Em 1980 teve início o que foi definido como "Collegamento": um encontro mensal, inicialmente telefónico e actualmente também via satélite, que une simultaneamente mais de 350 pontos do mundo. É um momento de profunda unidade, onde a família do MdF, disseminada por todo o planeta, partilha alegrias, sofrimentos e o compromisso no Ideal comum.

Um novo desenvolvimento, em nível cultural, teve o seu ponto de partida no Congresso internacional para agentes dos OCS, realizado em Castelgandolfo (Roma, Itália) em Junho de 2000, com o título: "Comunicação e unidade". Depois, surgiu o “NetOne”, uma rede de agentes da comunicação que reúne e difunde as ideias, os projectos, os aprofundamentos culturais, as experiências de comunicadores de várias partes do mundo que trabalham ou estudam nos diversos âmbitos da OCS, na perspectiva de um mundo unido.

(Fonte: http://www.focolare.org; http://www.cittanuova.it; http://www.net-one.org)

Conclusão: Comunicar é viver. Desde o início, todos os meios de comunicação foram usados para manter viva a actualidade das informações entre os membros do Movimento em todos os continentes. "As notícias dos irmãos são um poderoso cimento de união – escreveu Chiara Lubich – Se faltasse esta circulação de notícias, veríamos faltar a própria vida espiritual. Com efeito, as notícias são um elemento de estímulo e de edificação recíproca".

Sem comentários: