domingo, 22 de abril de 2007

Família: o berço da Fraternidade Universal

ESTE ARTIGO DE OPINIÃO SAIU NO JORNAL QUOTIDIANO DE PONTA DELGADA, DIÁRIO DOS AÇORES, NO PASSADO DIA 2007.04.22

É um modelo que atrai e produz frutos.

Casais à beira da separação reencontram a força

para procurar um novo diálogo

e para reconstruir o que havia sido rompido.

Num mundo que esqueceu os grandes valores

e que passivamente assiste à desagregação

da “célula fundamental da sociedade”,

o testemunho de famílias motivadas por valores profundos,

solidárias e abertas, é fermento de uma sociedade mais comprometida

com a dimensão social, religiosa e civil.

O Movimento dos Focolares (MdF) tem no seu seio dezoito ramificações. Hoje debruçar-me-ei no Movimento Famílias Novas (MFN).

O MFN surgiu em 1967. Nos seus 40 anos de vida, o MFN definiu um novo modo de ser família bem como uma cultura familiar inovadora, construída em quatro direcções: educação, formação, socialização e solidariedade.

O ponto de partida é o compromisso assumido pelos membros em viver com radicalidade, contra todos os facilitismos modernos, a “Espiritualidade da Unidade”, do MdF. Uma vocação que na família significa também formar. O relacionamento de união profunda, construído dia após dia pelos pais, torna-se um forte elemento educativo para os filhos. Neste contexto, a diferença entre gerações deixa de ser um contraste entre opostos, tornando-se um positivo intercâmbio de dons.

A família não se fecha em si mesma mas expande-se como uma célula que vive para si na proporção que convive com os irmãos. Como se tratasse de uma fonte sagrada natural: a sociedade nova nasce da família que vive o Evangelho.

O MFN faz formação contínua entre os seus membros:

  • Escola Loreto – escola internacional para famílias que o MFN realiza desde 1982, e que já formou 1.200 casais do mundo inteiro. Tem como sede a Mariápolis (cidadela onde se vive 24h por dia a Fraternidade Universal) em Loppiano (Florença, Itália). Recentemente deu-se início a cursos para mediadores familiares, reconhecidos pela União Europeia (U.E.);
  • Congressos temáticos internacionais – Caracterizam-se pelo encontro e diálogo entre famílias e especialistas, ao nível mundial.
  • Family-point – Caminho de formação sobre os problemas mais inquietantes e actuais da família.
  • Solidariedade Internacional

§ Adopções à distância – O MFN promove cerca de cem projectos de desenvolvimento a favor de mais de 15 mil menores, em 45 países do hemisfério Sul. Estas acções, que incluem cursos de alfabetização e formação ao trabalho e à vida familiar para os pais, são financiadas pelas adopções à distância. O MFN ocupa-se ainda de adopções internacionais.

· Familyfest – É um congresso internacional realizado de 12 em 12 anos. O último, o Familyfest 2005, foi dedicado ao Papa da família, em sinal de gratidão, no mês de Abril, pouco depois da partida para o paraíso de João Paulo II. Foi um evento internacional, formado por uma rede de 200 encontros, em cidades e capitais de 78 países, nos cinco continentes, interligadas, via satélite, pela rede italiana RAI Uno. Na ocasião foi lançado um projecto de solidariedade que teve grande repercussão.

§ Uma família, uma casa”. O projecto, inicialmente dirigido às famílias dos bairros mais pobres de Manila (Filipinas), hoje estende-se também à Tailândia e ao Sri Lanka, vítimas do tsunami, e à periferia de Cochabamba, na Bolívia.

(Fonte: www.focolare.org; www.flars.net/iginogiordani; www.famiglienuove.info/sad/ ).

Concluindo: A Família, célula primeira de uma sociedade, tem que ser redescoberta. Vivamos, cada um, a família com novos olhos.

Sem comentários: