quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Semana Europeia da Juventude 2008

ESTE ARTIGO DE OPINIÃO SAIU NO JORNAL QUOTIDIANO DE PONTA DELGADA, DIÁRIO DOS AÇORES, NO PASSADO DIA 2008.11.02
No passado fim-de-semana, na qualidade de delegado do Movimento Juventude Nova, participei num evento inserido na Semana Europeia da Juventude 2008 (SEJ’08). A SEJ’08 está sendo celebrada em 31 Países participantes do Programa “Juventude em Acção”, com uma série de actividades e eventos a serem realizados pelas Agências Nacionais, Conselhos Nacionais da Juventude, Institutos da Juventude e instituições Europeias.
No âmbito do diálogo estruturado na área da Juventude, pretende-se identificar as prioridades dos jovens portugueses relativamente à futura Política Europeia de Juventude e à nova agenda da União Europeia, no marco das eleições para o Parlamento Europeu (verão de 2009) e da renovação da Comissão Europeia, fruindo da oportunidade única que a conjuntura oferece para ver tomadas em consideração as necessidades e expectativas dos/as jovens. Na prática, envolver-se-ão entre 50 e 100 jovens em cada um dos sete eventos regionais, realizados no pretérito mês de Outubro.
Os temas tratados naquele sábado, em oito workshops (quatro de manhã e outros tantos à tarde) foram:
v A educação formal e não formal (Sistema de Ensino – Processo de Bolonha; Mobilidade a Acção Social Escolar); Emancipação Juvenil (Emprego e Habitação);
v Saúde (Estilos de vida saudáveis; Saúde Sexual e reprodutiva e Saúde Ambiental);
v Participação e Cidadania (Participação cívica e política dos jovens; Diálogo estruturado e cidadania global);
v Diversidade e Igualdade de Oportunidade (Diálogo Intercultural; Igualdade de género; Participação das Minorias; Inclusão Social);
v Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Alterações Climáticas; Políticas Energéticas; Educação Ambiental – Política dos 3 R’s);
v Cooperação Global (ODM’s; África-Europa; Ano IberoAmericano de Juventude; CPLP];
v Cultura, Criatividade e Inovação (Educação para a Cultura; Inovações e Tecnologias – Economia de Conhecimento; Empreendorismo Social, Económico e Cultural).
A SEJ foi já organizada em 2003, 2005 e 2007. Este ano de 2008 marca o sucesso da implementação de 20 anos de Programas de Juventude da União Europeia. A SEJ’08 fará o balanço do desenvolvimento e dos objectivos alcançados do Programas de Juventude da União Europeia, bem como reflectirá com os jovens sobre o futuro das políticas de juventude da União Europeia como parte do Diálogo Estruturado e contribuirá para o Ano Europeu do Diálogo Intercultural.
Assim, em Portugal já teveram lugar sete Eventos Regionais de ascultação juvenil. O presente trabalho culminará, nos próximo fim-de-semana, dias 7, 8 e 9 de Novembro, num Evento Nacional, em Portimão. As comemorações, em Bruxelas, começarão hoje, 2, até ao próximo dia 6. Dos participantes nos Eventos Regionais serão seleccionados apenas 20 jovens para a participação no referido Evento Nacional, em Portimão. Os encontros realizaram-se a nível regional foram: Centro – Castelo Branco – 8 de Outubro; Algarve – Faro – 10 de Outubro; Alentejo – Azinheira dos Barros – 13 de Outubro; Lisboa e Vale to Tejo – Lisboa – 14 de Outubro; Norte – Porto – 15 de Outubro; Madeira – Funchal – 11 de Outubro; e, por último, Açores – Ponta Delgada – 25/26 de Outubro.
(Fonte http://www.youthweek.eu )
Concluindo: Este é um passo importante para uma participação mais activa e efectiva dos jovens nos processos de decisão e exercício da cidadania, que alimentarão o debate ao nível da revisão das futuras políticas de Juventude da União Europeia, para a próxima década.

Sem comentários: