segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Está, há um ano, no Paraíso, um Santo: Aníbal Furtado Lima

ESTE ARTIGO DE OPINIÃO SAIU NO JORNAL QUOTIDIANO DE PONTA DELGADA, DIÁRIO DOS AÇORES, NO PASSADO DIA 2008.11.09

Querido avô,

Um ano já passou! Não imagina o que já aconteceu neste ano! A sua primeira bisneta já nasceu, a Ana Beatriz e já outra virá na próxima primavera, a Maria Leonor. Uns juntaram-se; outros separaram-se…!
Tive curiosidade e fiz uma pesquisa no motor de busca “Google” e encontrei vários artigos sobre si. O jornalista José Gabriel Ávila escreveu, no seu blogue: “(…) era assíduo, interveniente e dialogante, expondo com clareza convicções adquiridas na sua longa experiência de médico-cirurgião. Como clínico, defendia que o homem, ao cuidar do seu corpo e da sua alimentação, devia respeitar as leis da natureza e usufruir de todos os seus bens. Esse era o melhor remédio para a saúde, e para o equilíbrio dos seres. Nem sempre foi bem entendido e aceite quer pelos profissionais da classe quer pelos doentes. Penso (…) que pretendeu, junto dos seus pacientes, implementar os cuidados primários de saúde, de uma maneira pedagógica, para que qualquer pessoa percebesse o funcionamento do seu corpo e assim, desse resposta, quanto possível natural, às suas maleitas. O seu trajar simples e o trato cativante muitas vezes me levaram a pensar que estava em presença de um devoto do franciscanismo, tão abundante era a sua afeição pela natureza, pelo homem seu semelhante. Era um homem profunda e convictamente cristão, homem de fé e foi, para mim e julgo que para muitos mais, sinal da Caridade e da doação aos outros, nomeadamente aos mais carenciados. (…)”.
Para contextualizar quem foi, neste quotidiano, na notícia da sua partida para o Paraíso, a jornalista Nélia Câmara escreveu uma pequena biografia: “(…) Aníbal Furtado Lima nasceu em Vila Franca do Campo a 6 de Maio de 1927, vila onde frequentou o Colégio até ao 4º ano. Posteriormente transitou para o então Liceu Nacional Antero de Quental, em Ponta Delgada, onde completou o Curso Liceal, tendo recebido o Prémio Antero de Quental daquele ano. Em 1945 matriculou-se em Lisboa na Faculdade de Medicina onde completou o curso em 1951. Nesse mesmo ano concorre a Médico Interno dos Hospitais Civis de Lisboa, onde se especializa em Cirurgia Geral. Obtém o primeiro lugar no concurso para Médico Interno do Internato Complementar de Cirurgia dos Hospitais Civis de Lisboa. É assistente de Propedêutica Cirúrgica do então Professor Jaime Celestino da Costa até 1957. Neste mesmo ano assume o lugar de Sub-Delegado do então criado Instituto Maternal de Ponta Delgada. Com estas funções é simultaneamente Cirurgião Geral do Hospital de Ponta Delgada, onde permanece como Director do Serviço de Cirurgia da 5ª Enfermaria até 1978. Em 9 de Junho de 1966, Dia de Corpo de Deus, inaugura a Clínica do Bom Jesus, como unidade particular de Saúde, tendo sido doada à Diocese dos Açores, em 1979, tendo dirigido a Clínica até Agosto de 1986. Ascendem a muitos milhares o número de intervenções cirúrgicas realizadas pelo ilustre médico e realizadas no campo das várias especialidades cirúrgicas, sobretudo numa época em que estas especialidades não eram praticadas no nosso meio. Assim teve de, como pioneiro, realizar intervenções de alta cirurgia que até então não haviam sido praticadas nos Açores. Participou em numerosos Congressos Médico-Cirúrgicos Nacionais e Internacionais, nomeadamente nos Estados Unidos, Moscovo, Suiça e Japão. Em 9 de Junho de 1998 a Câmara Municipal de Ponta Delgada atribuiu o seu nome a uma nova artéria desta cidade. Também, noutra ocasião, pela mesma edilidade, foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Municipal. Todas estas distinções foram atribuídas pelo então Presidente da edilidade, Manuel Arruda. (…)”
O poder político também juntou a sua voz à sua personalidade e à sua Obra. As Juntas de Freguesia de Santa Clara e de Rabo de Peixe; o Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, bem como a bancada do PPD/PSD-Açores, atribuíram um voto de pesar pelo seu pelo falecimento “(…) em memória daquele homem de grande tenacidade e apurado sentido de justiça, humildade e abnegação, dando conhecimento à família através de sua esposa D. Laura Furtado Lima (…)”.
(Fonte: http://www.da.online.pt/news.php?id=128218&w=ascendem ; http://escritemdia.blogspot.com/2007/11/memria-do-dr-anbal-furtado-lima.html ; http://www.da.online.pt/news.php?id=131792&w=internato ; http://correioinsular.blogs.sapo.pt/37078.html
http://base.alra.pt:82/Doc_Voto/VIIIvoto3586_07.pdf )
Concluindo: os seus familiares estarão, no dia de hoje, a recordá-lo. Em Ponta Delgada, irão à missa de Santa Clara, às 11:30. Em Torres Vedras, terra natal da avó Maria Laura, eu e o seu filho e meu Pai, Norberto, estaremos na Igreja da Graça, às 12h.

Sem comentários: