segunda-feira, 12 de maio de 2008

“Não são eles e nós. Somos tu e eu”


ESTE ARTIGO DE OPINIÃO SAIU NO JORNAL QUOTIDIANO DE PONTA DELGADA, DIÁRIO DOS AÇORES, NO PASSADO DIA 2008.05.09


Este ano comemora-se o Ano Europeu do Diálogo Intercultural. Hoje, 9 de Maio, comemora-se o Dia da Europa. Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros de França, no dia 09 de Maio de 1950, apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas.
Actualmente o dia 9 de Maio tornou-se um símbolo europeu que, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa e a moeda única (o euro), identifica a identidade política da União Europeia. O Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si.
Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia. Opto por usar excertos da Declaração Schuman para ser fiel à História:
“A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem esforços criadores à medida dos perigos que a ameaçam. A contribuição que uma Europa organizada e viva pode dar à civilização é indispensável para a manutenção de relações pacíficas. A França, ao assumir-se desde há mais de 20 anos como defensora de uma Europa unida, teve sempre por objectivo essencial servir a paz. A Europa não foi construída, tivemos a guerra. A Europa não se fará de um golpe, nem numa construção de conjunto: far-se-á por meio de realizações concretas que criem, em primeiro lugar, uma solidariedade de facto. A união das nações europeias exige que seja eliminada a secular oposição entre a França e a Alemanha. Com esse objectivo, o Governo francês propõe actuar imediatamente num plano limitado mas decisivo. (…) Os princípios e os compromissos essenciais (…) serão objecto de um tratado assinado entre os estados. As negociações indispensáveis a fim de precisar as medidas de aplicação serão realizadas com a assistência de um mediador designado por comum acordo; este terá a missão de velar para que os acordos sejam conformes com os princípios e, em caso de oposição irredutível, fixará a solução a adoptar. (…)”.
(Fonte:
http://europa.eu/abc/symbols/9-may/index_pt.htm )
Concluindo: ainda falta cumprir a Declaração Schuman. Mas para lá caminharemos. Será assim tão difícil uma Europa politicamente unida? Liberdade há quem diga que há demais. Igualdade talvez. Mas Fraternidade… ainda falta muita. Por isso, a Europa sou eu e és tu!

Sem comentários: