domingo, 25 de janeiro de 2009

Semana de oração pela Unidade dos Cristãos 2009

ESTE ARTIGO DE OPINIÃO SAIU NO JORNAL QUOTIDIANO DE PONTA DELGADA, DIÁRIO DOS AÇORES, NO PASSADO DIA 2009.JAN.25


“(…)“Tu, filho de homem, toma um pedaço de madeira e escreve nele: Judá e os filhos de Israel que lhe estão associados. Depois toma outro pedaço de madeira e escreve nele: José – esta será a madeira de Efraim – e toda a casa de Israel que lhe está associada. Aproxima estes pedaços um contra o outro para formarem um só; estarão unidos em tua mão. Quando a gente do teu povo te disser: ‘Não queres explicar-nos o que fazes?’ lhe dirás: Assim fala o Senhor Deus: Vou tomar o pedaço de madeira de José – que está na mão de Efraim – e das tribos de Israel que lhe estão associadas; eu os encostarei neles, no pedaço de madeira de Judá: farei deles um só pedaço e eles estarão na minha mão. E os pedaços de madeira sobre os quais tiveres escrito estarão na tua mão, à vista deles. Diz-lhes: Assim fala o Senhor Deus: Vou tirar os filhos de Israel do meio das nações para onde foram, vou reuni-los de todas as partes e os levarei para seu solo. Farei deles uma nação única, na Terra, nas montanhas de Israel: um rei único será o rei de todos eles; não formarão mais duas nações e não estarão mais divididos em dois reinos. Não se macularão mais com seus ídolos e seus horrores, nem por todas as suas transgressões; eu os livrarei de todos os lugares onde habitam, os lugares onde pecaram. Eu os purificarei, serão para mim um povo e eu serei Deus para eles. Meu servo David reinará sobre eles, pastor único para todos eles; caminharão segundo meus costumes, guardarão minhas leis e as observarão. Habitarão a terra que dei a meu servo Jacó, a terra onde vossos pais a habitaram; ali habitarão eles, seus filhos e os filhos de seus filhos, para sempre; meu servo David será seu príncipe para sempre. Firmarei com eles uma aliança de paz, será uma aliança perene com eles. Eu o estabelecerei, multiplicá-los-ei. Estabelecerei meu santuário no meio deles para sempre. Minha morada estará junto deles; serei para eles Deus, e eles serão para mim um povo. Então as nações conhecerão que eu sou o Senhor que consagro Israel, quando estabelecer meu santuário no meio deles, para sempre. (…)”

Ezequiel 37, 15-28

Tradicionalmente, a Semana de oração pela Unidade dos Cristãos é celebrada do dia 18 ao dia 25 de Janeiro. Estas datas foram propostas, em 1908, por Paulo Wattson, de modo a que se realizasse no período entre a festa de São Pedro e a festa de São Paulo. Mantendo esta flexibilidade e fiéis ao espírito da Semana, encorajo-vos a considerar como um convite a encontrar outras ocasiões, ao longo do ano, para exprimir o grau de comunhão que as Igrejas já atingiram e rezar juntos pela unidade plena que todos desejamos atingir, conforme a vontade de Cristo.

De 18 a 25 de Janeiro decorreu, também entre nós, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Neste ano os cristãos do mundo rezaram pela Unidade "Serão um só, na Tua mão" (cf. Ez 37,17). Ezequiel – cujo nome significa "Deus o faz forte" – foi chamado para restituir esperança ao seu povo, numa situação política e religiosa desesperadas, que perdurou depois da queda e ocupação de Israel, com o exílio de grande parte do seu povo.

Na celebração desta tarde, no Auditório do Hospital do Divino Espírito Santo, na cidade de Ponta Delgada, será seguido o esquema da vigília dos textos para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2009, preparado conjuntamente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas, os quais provêm da experiência das Igrejas na Coreia.

Na situação de divisão do seu país (Coreia do Norte e Coreia do Sul), as Igrejas procuram inspiração no profeta de Ezequiel, que também viveu num país tragicamente dividido e que desejava a unidade para o seu povo.

Estive de perto inserido na publicidade do evento. Neste evento estiveram envolvidos: Serviço Diocesano da Pastoral da Saúde, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Igreja Evangélica Prebisteriana, Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil e Universitária, Movimento dos Focolares (do qual faço parte há 20 anos). Senti uma Unidade indescritível. Bem-haja, sacerdotes Pe. Paulo Borges e Pe. Hélder Cosme, bem como Pastores de outras Igrejas cristãs.

(FONTE: http://www.agencia.ecclesia.pt; http://www.vatican.va )


Concluindo: encontrar-nos-emos, mais logo, no auditório do Hospital de Ponta Delgada. Mas lembre-se: orar sempre, não só nesta semana!

Sem comentários: