segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

2009 - Ano Europeu da Inovação e da Criatividade

ESTE ARTIGO DE OPINIÃO SAIU NO JORNAL QUOTIDIANO DE PONTA DELGADA, DIÁRIO DOS AÇORES, NO PASSADO DIA 2009.JAN.04


A criatividade conduz à inovação e é um factor chave para o desenvolvimento pessoal, ocupacional, empreendedor, de competências sociais e para o bem-estar dos indivíduos na sociedade. O Ano Europeu da Inovação e da Criatividade (AEdCI) é uma iniciativa da Comissão Europeia (Direcção Geral para a Educação e Cultura em associação com a Direcção Geral para as Empresas e a Indústria e o envolvimento de outras Direcções Gerais da União Europeia (UE). Conta ainda as importantes participações do Parlamento Europeu, do Comité das Regiões, do Comité Económico e Social, dos Coordenadores nacionais em cada um dos Estados-Membros, e ainda do think tank EPC como parceiro especial.

Enquadramento: O AEdCI surge na sequência e como continuidade do Ano Europeu do Diálogo Intercultural (2008). Ao enfatizar a importância da criatividade e da inovação, a UE pretende dar resposta aos desafios sociais e económicos que se deparam à Europa numa economia globalizada cada vez mais intensamente competitiva. Este Ano Europeu pretende que se venha a lançar pontes entre o mundo da criatividade e o da inovação, entre as artes e as tecnologias e o mundo empresarial, mostrando com exemplos concretos o interesse em associar estes dois conceitos num certo número de domínios, como as escolas, as universidades e os organismos públicos e privados.

O AEdCI propõe-se ser uma iniciativa transversal abrangendo não só a educação e a cultura como também outros domínios como as empresas, os media, a investigação a política social e regional e o desenvolvimento rural. Incluídos nas actividades do Ano Europeu estão campanhas de divulgação e informação, promoção de boas práticas, debates, encontros, conferências e um sem número de projectos a nível regional, nacional e europeu.

Objectivo: O objectivo do Ano Europeu é promover a criatividade junto de todos os cidadãos enquanto motor de inovação e factor essencial do desenvolvimento de competências pessoais, profissionais, empresariais e sociais, contribuir para o intercâmbio de experiências e boas práticas, estimular a educação e a pesquisa e promover o debate político e o desenvolvimento.

A campanha do AEdCI foi lançada pelo comissário para a Educação, Cultura, Formação e Juventude, Ján Figel, a 5 de Dezembro último, em Bruxelas. O lançamento oficial do Ano Europeu terá lugar em Praga, no próximo dia 7 de Janeiro de 2009. O lema será: "Imaginar-Criar-Inovar"

Procurando respeitar o conceito de aprendizagem ao longo da vida, cuja importância foi realçada na Resolução do Conselho Europeu (2002.06.27), a promoção da criatividade e da capacidade de inovação deverão ser ajustadas a todas as fases dessa aprendizagem, desde a educação pré-escolar e ao longo do período de formação e ensino obrigatório e pós-obrigatório, prosseguindo durante toda a vida activa e após a reforma.

Temas em foco: Existem várias abordagens transversais directamente relacionadas com o tema do Ano Europeu, a saber:

Ø Actividade artística e outras formas de criatividade, desde a pré-escola ao ensino básico e secundário, incluindo o pensamento inovador assim como a capacidade de resolver problemas de forma criativa;

Ø Manter o compromisso com todas as formas de criatividade ou expressão criativa ao longo da vida;

Ø Diversidade cultural como fonte de criatividade e inovação;

Ø Tecnologias de informação e comunicação como meios de criatividade e expressão criativa;

Ø Assegurar que as competências em matemática, ciência e estudos de tecnologia promovem e estimulam a inovação;

Ø Desenvolver uma vasta compreensão dos processos de inovação e uma maior atitude empreendedora como pré-requisito para uma prosperidade continuada;

Ø Promover a inovação como caminho para o desenvolvimento sustentável;

Ø Estratégias de desenvolvimento local e regional baseadas na criatividade e inovação;

Ø Industria cultural e criativa, incluindo o design - onde o estético e o económico se encontram;

Ø Inovação nos serviços públicos e privados.

Debates propostos: Estão desde já propostos seis grandes debates, que se pretende sirvam de plataforma para a reflexão e a troca de ideias e contribuam para uma discussão política sobre a Criatividade e a Inovação:

Ø Diversidade cultural como suporte para a Criatividade e a Inovação;

Ø Criatividade e Inovação no sector público;

Ø Educação para a Criatividade e Inovação;

Ø A Criatividade e a Inovação na Sociedade do Conhecimento;

Ø A Criatividade e a Inovação e o desenvolvimento sustentável;

Ø As artes criativas e a indústria.

Programas comunitários de suporte: A Comissão Europeia não criou um financiamento especial para o Ano Europeu da Inovação e da Criatividade. Os apoios a esta iniciativa deverão ser dados por programas já existentes, nomeadamente: Aprendizagem ao longo da vida 2007-2013 e Cultura 2007-2013.

(Fonte: http://www.eurocid.pt )

Concluindo: Neste ano que está a brotar, imaginemos criar e inovar.

Sem comentários: