
ESTE ARTIGO DE OPINIÃO SAIU NO JORNAL QUOTIDIANO DE PONTA DELGADA, DIÁRIO DOS AÇORES, NO PASSADO DIA 2009.JAN.25
“(…)“Tu, filho de homem, toma um pedaço de madeira e escreve nele: Judá e os filhos de Israel que lhe estão associados. Depois toma outro pedaço de madeira e escreve nele: José – esta será a madeira de Efraim – e toda a casa de Israel que lhe está associada. Aproxima estes pedaços um contra o outro para formarem um só; estarão unidos em tua mão. Quando a gente do teu povo te disser: ‘Não queres explicar-nos o que fazes?’ lhe dirás: Assim fala o Senhor Deus: Vou tomar o pedaço de madeira de José – que está na mão de Efraim – e das tribos de Israel que lhe estão associadas; eu os encostarei neles, no pedaço de madeira de Judá: farei deles um só pedaço e eles estarão na minha mão. E os pedaços de madeira sobre os quais tiveres escrito estarão na tua mão, à vista deles. Diz-lhes: Assim fala o Senhor Deus: Vou tirar os filhos de Israel do meio das nações para onde foram, vou reuni-los de todas as partes e os levarei para seu solo. Farei deles uma nação única, na Terra, nas montanhas de Israel: um rei único será o rei de todos eles; não formarão mais duas nações e não estarão mais divididos em dois reinos. Não se macularão mais com seus ídolos e seus horrores, nem por todas as suas transgressões; eu os livrarei de todos os lugares onde habitam, os lugares onde pecaram. Eu os purificarei, serão para mim um povo e eu serei Deus para eles. Meu servo David reinará sobre eles, pastor único para todos eles; caminharão segundo meus costumes, guardarão minhas leis e as observarão. Habitarão a terra que dei a meu servo Jacó, a terra onde vossos pais a habitaram; ali habitarão eles, seus filhos e os filhos de seus filhos, para sempre; meu servo David será seu príncipe para sempre. Firmarei com eles uma aliança de paz, será uma aliança perene com eles. Eu o estabelecerei, multiplicá-los-ei. Estabelecerei meu santuário no meio deles para sempre. Minha morada estará junto deles; serei para eles Deus, e eles serão para mim um povo. Então as nações conhecerão que eu sou o Senhor que consagro Israel, quando estabelecer meu santuário no meio deles, para sempre. (…)”
Ezequiel 37, 15-28
Tradicionalmente, a Semana de oração pela Unidade dos Cristãos é celebrada do dia 18 ao dia 25 de Janeiro. Estas datas foram propostas, em 1908, por Paulo Wattson, de modo a que se realizasse no período entre a festa de São Pedro e a festa de São Paulo. Mantendo esta flexibilidade e fiéis ao espírito da Semana, encorajo-vos a considerar como um convite a encontrar outras ocasiões, ao longo do ano, para exprimir o grau de comunhão que as Igrejas já atingiram e rezar juntos pela unidade plena que todos desejamos atingir, conforme a vontade de Cristo.
De 18 a 25 de Janeiro decorreu, também entre nós, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Neste ano os cristãos do mundo rezaram pela Unidade "Serão um só, na Tua mão" (cf. Ez 37,17). Ezequiel – cujo nome significa "Deus o faz forte" – foi chamado para restituir esperança ao seu povo, numa situação política e religiosa desesperadas, que perdurou depois da queda e ocupação de Israel, com o exílio de grande parte do seu povo.
Na celebração desta tarde, no Auditório do Hospital do Divino Espírito Santo, na cidade de Ponta Delgada, será seguido o esquema da vigília dos textos para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2009, preparado conjuntamente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas, os quais provêm da experiência das Igrejas na Coreia.
Na situação de divisão do seu país (Coreia do Norte e Coreia do Sul), as Igrejas procuram inspiração no profeta de Ezequiel, que também viveu num país tragicamente dividido e que desejava a unidade para o seu povo.
Estive de perto inserido na publicidade do evento. Neste evento estiveram envolvidos: Serviço Diocesano da Pastoral da Saúde, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Igreja Evangélica Prebisteriana, Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil e Universitária, Movimento dos Focolares (do qual faço parte há 20 anos). Senti uma Unidade indescritível. Bem-haja, sacerdotes Pe. Paulo Borges e Pe. Hélder Cosme, bem como Pastores de outras Igrejas cristãs.
(FONTE: http://www.agencia.ecclesia.pt; http://www.vatican.va )
Concluindo: encontrar-nos-emos, mais logo, no auditório do Hospital de Ponta Delgada. Mas lembre-se: orar sempre, não só nesta semana!